Plano de Aula Desenvolvido

Projeto desenvolvido entre os dias 08 e 09 de novembro de 2012, com os professores Vagner Fagundes e Mariane de Souza, sendo uma aula em sala e demais no laboratório de Informática, segue abaixo o Plano de Aula.

Tema: Minha Cidade

  
Disciplina: Geografia
Série: 4º ano
Nº Alunos: 22
Duração: 3 aulas de 45 minutos

Justificativa:
Conhecer o ambiente onde vive, perceber as distancias; Proporcionar melhor visão sobre clima, vegetação e espaço; Trabalhar as zonas rurais e urbanas; Relatar as paisagens observadas. Indicar as condições de manutenção e os benefícios/problemas que eles acarretam para o cotidiano dos que vivem no bairro. 

 Objetivo Geral: Compreender a dinâmica dos espaços urbanos e rurais e seu significado para a vida cotidiana partindo da observação de paisagens do bairro da escola e do bairro onde vivem, com visão expandida para os demais bairros de nossa cidade, destacando assim os principais ponto importantes de nossa cidade. 

Material necessário: Vídeos; Planta do bairro da escola e mapa da cidade; Computadores com o programa Google Earth ou uso do Google Maps e Projetor Multimídia.

Desenvolvimento: Solicitar aos alunos que observassem a paisagem do bairro da escola, nos caminhos que percorrerem todos os dias, procurando identificar aspectos relevantes do local, tais como pontos importantes, prefeituras, praças, supermercados, prédios, biblioteca, hospital entre outros.  Explicar a localização e o significado para os alunos explicando a diferença entre espaço central ou periférico. 
Após a sua explicação e indagação do alunos, fazer com que cada um crie em sala de aula um mapa, desde sua casa até a escola, destacando os principais pontos abordado.
Em seguida levá-los até o laboratório de informática, em um primeiro momento apresentar aos alunos dois vídeos explicativo que demonstra a grande diferença entre as zonas rurais e urbanas e problema do êxodo rural e os principais ponto de uma cidade em crescimento, o crescimento e expansão das cidade e a criação de periferias. 
Em seguida apresente a planta do bairro da escola através de mapas e em seguida utilizar a internet para procurar nossa cidade no Google Maps assim localizando, com os alunos, o bairro da escola e o bairro onde vivem, identificando os pontos por onde passam todos os dias e apontando os ponto principais. 
Mostrar através do projetor multimídia os principais pontos da cidade através de mapas via satélite, onde poderão analisar onde moram, assim relatar pontos destaque e identificar todos bairros de nossa cidade.
Por fim apresentar aos alunos um aplicativo onde os próprios alunos possam criar suas cidades, com prédios, estradas, comércio, hospitais, prefeitura, assim interagindo e visualizando como eles criam e formam os espaços urbanos e rurais.

Resultados: 

Todas as atividades foram desenvolvidas com os professores Vagner Fagundes e Mariane de Souza, as atividades foram realizadas individualmente, em um primeiro momento foi relatado temas relevantes ao planejamento, posteriormente foi produzido em sala de aula um mapa, onde cada aluno desenvolveu o seu mapa de sua casa até a escola inserindo os principais pontos da cidade. 
Posteriormente utilizaram do laboratório de Informática onde foi passado dois vídeos sobre zona rural e urbana, as principais diferenças, os problemas da urbanização e a criação das periferias, em seguida foi apresentado aos alunos o Google Maps onde os alunos ponderam visualizar via satélite o mapa da cidade de são João Batista, tiveram a possibilidade de navegar descobrir onde moram, onde fica a escola e os principais pontos, por fim foi mostrado um aplicativo onde poderiam criar cenários de capo e de cidade, assim mostrando sua criatividade e a diferença compreendida durante o planejamento.
As atividades eram para ser aplicadas em 3 aulas, mas devido a empolgação e entusiasmo dos alunos foi acrescentada mais uma aula, para assim finalizar todas as atividades. Tivemos ótimos resultados, e conseguimos prender os alunos focados no conteúdo. Tínhamos receio em relação a internet, devido todos os computadores acessarem o Google Maps  e assim a conexão ficar lenta, mas por incrível que pareça tudo correu bem, todos conseguiram navegar sem problema, todos tiveram contato direto com o aplicativo.
A professora ficou muito otimista e promete voltar ao laboratório, com atividades que empolguem os alunos e que não dispersem, assim ficou eu contente e aguardando retorno para posteriores atividades deste gênero com demais professores. 

Andamento das Atividades


 Primeiramente gostaria de saudar a todos que vem visitar nosso Blog, para visualizar a prática de atividades desenvolvidas em âmbito escola, assim compartilhando trabalhos que também podem ser desenvolvido pro você professor, ou na escola onde você estuda.

Demos início esta semana ao planejamento referente ao tema Minha Cidade que tem por objetivo a compreensão dos alunos do 4º ano em se localizar dentro de nossa cidade, são trabalhados temas da atualidade, bairros, ruas e praças, e neste primeiro momento o desafio foi a construção de um mapa.
Onde cada aluno em sala de aula criou um mapa desde sua casa até a escola, assim inserindo os principais pontos da cidade. Trabalhar o campo e a cidade através de vídeos, utilizando-se do projetor multimídia para a apresentação, e relatar os principais problemas que a urbanização está trazendo as grandes cidades.

Segue abaixo fotos das obras feitas pelos alunos.















Posteriormente os alunos irão utilizar o laboratório de informática para visualizar através do Google Maps a cidade de são João Batista, onde irão navegar sobre a cidade e localizar-se, encontrar primeiramente a escola onde estudam os principais pontos, entre eles: Prefeitura, Igreja Matriz, Fórum, Câmara de Vereadores e as principais Praças da Cidade. Lembrando que estas atividades serão desenvolvidas individualmente com auxilio do Professor Vagner responsável pelo laboratório de Informática e da Professora Mariane de Souza que é responsável pela turma.

Assim que forem realizados as demais atividades propostas as mesmas serão inseridas no blog.

Prática Pedagógica

Este blog tem por objetivo sociallizar as praticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos da escola de Ensino Fundamental Patricio Teixeira Brasil, com os alunos do 4 º ano do ensino fundamental, juntamente com a professora Mariane de Souza, tendo como tema um conhecimento mais aprofundado sobre o ambiente onde vivem, os trajetos percorrido pelos alunos em seu dia-a-dia, entre suas casas até a escola, assim identificando os ponto mais importantes, através da utilização do Google Maps, onde terão uma visão melhor e maiores conhecimentos sobre nossa cidade.


Horas


Calendário

Previsão do Tempo

Contador de Visitas

Contador de visitas

Sites Interessantes

Tecnologia do Blogger.